Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Celulite, exige trabalho intensivo e constante

A maior parte das mulheres cuja faixa etária já ultrapassou os deliciosos anos da infância têm realmente algo em comum: celulite. Cruel, não? Mas verdadeiro!

Esta alteração do tecido cutâneo acontece na hipoderme, onde estão localizados os adipócitos- células de gordura e nas camadas intermediárias da pele, comprometendo a drenagem de toxinas e a microcirculação sanguínea periférica. Tecnicamente denominada "Hidrolipodistrofia ginóide", a celulite é mesmo tipicamente feminina, pois está associada a um quadro estrogênico . A puberdade e também a gestação são duas épocas onde a celulite se agrava, pois há intensa alteração hormonal e comprometimento da atividade metabólica.

Vários níveis de ocorrência

A celulite se apresenta em diferentes tipos e graus de evolução, sendo mais comum nas regiões que mais definem o contorno do corpo da mulher, como coxas, quadris, nádegas, parte superior interna dos joelhos. A localização é influenciada pelos hormônios femininos que determinam onde as células de gordura e os líquidos irão se acumular.

Alguns fatores agravantes, como alimentação inadequada, vida sedentária, tabagismo e uso de anticoncepcionais funcionam como verdadeiras alavancas para piorar o quadro.

Cosmético funciona?

É claro que é fundamental adotar hábitos de vida sempre equilibrados, com alimentação normocalórica, porém rica em fibras vegetais, em 6 refeições diárias. Ingerir aproximadamente 2 litros de água também ajuda na eliminação das toxinas, isso tudo a gente sabe bem, mas será que os produtos cosméticos podem mesmo ajudar?

Sem dúvida uma fórmula cosmética que contemple ingredientes ativos que melhorem a drenagem das toxinas e na ativação da lipólise, vai melhorar o quadro da celulite.

Nenhum comentário: