Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Produtos para cabelo

Escolha o produto certo
Cabelo saudável e bonito é aquele que tem sua estrutura preservada. O estado da cutícula (a parte externa do fio) revela as condições do cabelo. A cutícula é formada por uma camada de células sobrepostas que, ao se abrirem, facilitam o ressecamento e dão aspecto quebradiço aos fios.
A lubrificação natural do cabelo é feita por meio de glândulas sebáceas. Quando lavamos o cabelo, perdemos esta lubrificação - daí a importância da escolha do produto adequado para reposição do que é perdido na lavagem.

Máscaras
As máscaras devem ser usadas uma vez por semana: elas agem em até 5 minutos e necessitam de enxágüe. A máscara funciona como um condicionador intensivo que nutre e sela (fecha) a cutícula dos fios.

Leave-in
O leave-in é ideal para desembaraçar os cabelos: ele ajuda o pente a soltar os fios e evita a quebra dos mesmos. Este produto substitui o condicionador e pode ser usado antes da escova. O leave-in também inibe que o cheiro de cigarro penetre no cabelo.

Reparadores de pontas
Os reparadores de ponta funcionam como um filme protetor que gruda nos fios bifurcados, com efeito temporário. Utilize em pouquíssima quantidade, no máximo duas gotas.

Mousse
Os mousses são fixadores de cachos, ótimos para quem tem cabelos indefinidos. Vale lembrar que o mousse pode ressecar os cabelos. Prefira os que não contenham álcool.

Cremes Hidratantes
Estes cremes são usados após o shampoo. Geralmente, agem em alguns minutos e deixam os cabelos mais sedosos. Muitos deles não nutrem o fio profundamente, mas fazem bem o trabalho de selar a cutícula. Prefira as marcas confiáveis e desconfie de produtos muito baratos.

Pomadas e ceras
Ótimos para dar um look fashion ao visual, são indicados para cabelos desfiados. Legal para usar nas pontas, nunca na raiz.

Defrisante
As pessoas com a raiz do cabelo crespa podem usar o defrisante antes de fazer escova. O produto facilita a escovação (a escova corre mais fácil). Utilize no couro cabeludo e comprimento, nunca nas pontas, pois seu cabelo pode ficar com aspecto alisado.

Hidratantes em ampola
As ampolas são vendidas em pequenos frascos. O segredo é massagear bastante após a aplicação. Esse tipo de produto é mais caro que os demais, porém nutre os cabelos com maior eficiência.

Lembre-se!
Nunca lave o cabelo todos os dias, no máximo um dia sim, outro não. O couro cabeludo demora 48 horas pra secar e o excesso de lavagens podem causar quedas dos fios e nascimento de pelugens.

Nenhum comentário: