Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Comida de Beleza

As células da pele, assim como todas as células do corpo, recebem através da corrente sanguínea os nutrientes obtidos pela digestão dos alimentos, o quer justifica a velha máxima, "beleza vem de dentro". Corpo deficientemente nutrido não pode apresentar uma bela pele, por mais que a pesquisa cosmética tenha a cada dia substâncias ativas mais e mais eficazes, é o sangue o grande alimento da pele. Por conta isso é vital manter a alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, fibras solúveis e insolúveis e água, a fim de garantir a beleza na pele.

A Nutracêutica investiga os benefícios dos alimentos e a maneira como eles atuam sobre a prevenção e o tratamento das doenças e, conseqüentemente, como retardam o processo de envelhecimento. Alimento funcional é definido pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde como sendo "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da alimentação usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica"

A beleza como conseqüência da boa saúde

Então como "funcional" considera-se todo e qualquer alimento que, além do seu valor nutritivo convencional, tenha algum efeito e impacto positivo sobre a saúde das pessoas, ou seja, contenha substâncias que agregam saúde. Esses alimentos devem ser utilizados sob a forma mais natural possível, fazendo parte das nossas refeições diárias.
Os efeitos positivos do consumo dos alimentos funcionais são inúmeros, dentre eles podemos destacar: aumento da defesa orgânica, efeitos antioxidantes, prevenção ou recuperação de doença específica, controle das condições físicas e mentais, além redução do ritmo de envelhecimento.Beleza é conseqüência direta!

Alimentos funcionais com efeitos antioxidantes

Uma das frentes mais importantes para manter a pele intacta é evitar a formação dos danosos radicais-livres. Os principais nutrientes e substâncias encontradas nesses alimentos são: vitamina C, vitamina E, carotenóides (precursores da vitamina A), flavonóides, selênio, isoflavonas e outros.
De acordo com os resultados de alguns trabalhos científicos, têm sido sugeridas as seguintes doses "funcionais" para os seguintes nutrientes, que podem variar conforme as necessidades particulares e objetivos de cada indivíduo:

Vitamina E: 23 a 100mg por dia, grãos integrais e verduras, como couve e agrião.

Vitamina C: no mínimo 150mg por dia, presentes principalmente nas frutas cítricas, mas não esqueça que um ramo de brócolis contém 134 miligramas de vit. C!

Carotenóides: 4 mg por dia, frutas coloridas, abóbora, cenoura, maçãs, pêra, morango, amora e cereja
.

Nenhum comentário: