Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Banho é amor

Sauna, Chuveiro, Banheira, & Ofurô

Totalmente onírico seria seguir os hábitos da rainha egípcia CLEÓPATRA (69-31 a. C.) que usava 2O damas de companhia para preparar seus banhos para os encontros com Marco Antonio. Imersa de 4 a 6 horas em solução de água preparada com a seiva de diversas plantas aromáticas e leite de cabra, a bela tornou-se símbolo de beleza e sensualidade.

Pois vamos lá, O BANHO, nas diversas modalidades, chuveiro, banheira e ofurô, tem seu valor intrínseco na higienização, mas também tem efeito relaxante para o corpo & alma. É uma rotina que não deixa de ser gratificante .

Com a chegada do inverno o banho ganha uma dimensão ainda maior de prazer na nossa rotina diária. Mais quente e prolongado, tende à desidratar a pele já sensibilizada pelas baixas temperaturas. Ao se considerar os efeitos obtidos pela associação e aplicação de uma variedade de produtos, estaremos aptos a proporcionar mais conforto físico e emocional à este momento mágico do dia.
Então é o momento de procurar ingredientes que incrementem a barreira lipídica de sua pele, trazendo verdadeiros benefícios cosméticos.

Sauna semanal

Um calorzinho extra faz bem para o corpo, ajuda na eliminação de toxinas e sujidades da pele e abre as cutículas do cabelo. Uma vez por semana você poderá incrementar sua rotina com uma boa sauna.

Na sauna à vapor, em que o calor dilata os poros, as impurezas são expelidas através do suor e a pele torna-se mais lisa. Não é recomendável usar cosméticos para melhor efeito transpirante.

Já na sauna seca, para evitar o ressecamento, inclusive dos cabelos, é indispensável passar um creme lubrificante. Escolha fórmulas específicas para massagem que contém maior % de corpos graxos.

Aproveitando o calor da sauna, aplique uma máscara nutritiva de tratamento nos cabelos. Divida os cabelos em várias mechas, e massageie uma por uma, um minuto para cada mecha é suficiente. Massageie com movimentos rápidos no sentido da raiz para as pontas. O calor também gerado pela fricção abre as escamas dos fios e aumenta a penetração do cosmético. A massagem estimula a circulação do couro cabeludo e melhora a qualidade do cabelo que está nascendo.

Dicas importantes:

Nunca exceda 15 minutos seguidos de sauna e logo após tome uma ducha fria.

Se você tiver problemas cardíacos e renais, não é recomendável fazer uso da sauna, pois este tratamento altera os batimentos cardíacos, reduz a pressão arterial e também, com a perda de líquidos, pode favorecer cálculos renais.

Cantando no Chuveiro

Durante o inverno você precisa lubrificação extra, conte com a ajuda de Óleos emolientes, que vão dar proteção e textura aveludada à sua pele.

Após o banho de limpeza, friccione o corpo todo com Óleo vegetal acrescido de 2 ou 3 gotas de óleo essencial, usando uma esponja ou flanela. Esfregue rapidamente em todo o corpo e enxágüe somente com água. Imediatamente você vai sentir na pele o efeito de sedosidade deste tratamento, que também é benéfico para ativar a circulação sanguínea.

Oriente-se com o Ofurô

Invista nesta nova mania, que desde tempos muito antigos faz parte da rotina diária no Japão. A tina de madeira, em que se fica sentado na água até o pescoço, deve ter a temperatura da água entre 28 e 33o C. Aqui também o banho não deve ultrapassar 20 minutos para que não seja diminuída a camada de gordura que proteje e hidrata a pele. Antes de entra na água esfregue o corpo com mistura de Óleos vegetais e aromáticos, saia sem enxaguar.

Banheira & bem-estar

A imersão em água morna por sí só proporciona um relaxamento imediato. Esfregue o corpo todo com a mistura de Óleos e aproveite esta posição para massagear demoradamente os pés, sempre esquecidos. Depois trabalhe as pernas e braços, abdômen, costas e nuca. Relaxe alguns minutos e saia sem enxaguar.

Óleos Vegetais, os agentes protetores da sua pele

Alguns óleos vegetais têm capacidade de permear a camada córnea epitelial e reforçar o manto hidro-lipídico protetor da pele.
Escolha entre as seguintes opções:

Semente de damasco
Rico em Ácidos Oleico e Linoleico, nutre pele e cabelos ressecados

Macadâmia
Aporte de Ácido palmitoleico, lubrifica a pele stressada

Gérme de trigo
Contém Vitamina E, Fosfolipídeos e Ácido Linoleico, ferramenta contra a formação de radicais-livres e o envelhecimento precoce da pele

Abacate
Composto de Triglicérides do Ácido Oleico e Vitaminas A, B1, B2 e C, restaura os componentes graxos da epiderme

Óleos aromáticos, a essência do prazer

O banho aromático é um magnífico modo de desfrutar as propriedades terapêuticas dos óleos. Entre 3 a 4 gotas de Óleo essencial ou a mistura deles com 100 gramas dos óleos vegetais e você tem o melhor produto do mundo para lubrificar e proteger sua pele! Deixe um frasco do preparado no seu banheiro e use todos os dias durante o inverno.

Grandes benefícios são obtidos com esta mistura de óleos: Os vegetais penetram na pele enquanto você relaxa e aspira os vapores dos aromáticos.

Escolha entre estes tipos de óleos essenciais:

Alecrim é estimulante

Bergamota age como anti-depressivo

Gerânio e Lavanda relaxam a mente e refrescam a pele

Junípero desintoxica

Ylang-Ylang e Sândalo são afrodisíacos, doam bem estar físico e emocional

Rosa tranqüiliza

Nenhum comentário: