Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Queda de Cabelo

O que é calvície?

Nossos cabelos estão constantemente caindo e sendo repostos. A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição dos fios de cabelo. A calvície também ocorre em mulheres, porém, ao contrário dos homens nos quais a esmagadora maioria dos casos é decorrente da genética ou hormônios, no sexo feminino as causas são mais complexas

Quais são as causas da queda de cabelo?

A causa principal para a queda de cabelo é genética, também conhecida como androgenia. Por volta de 50% das pessoas que têm pais calvos desenvolvem a calvície. Um fator importante para ocasionar a queda de cabelos é a grande quantidade do hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) no folículo cabeludo.

A grande quantidade de sebo no couro cabeludo também poderia ocasionar queda de cabelo, pois ele contém muita Dihidrotestosterona e ainda entope os poros causando má nutrição da raiz do cabelo. Outra causa de queda de cabelo é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata, Alopecia Totalis (perda total de cabelo na cabeça) e Alopecia Universalis (perda de todos os cabelos no corpo). A queda de cabelo também pode ser causada por dieta deficiente, estresse e reação a medicamentos, radiação ou produtos químicos.

Como é o tratamento para queda de cabelo?

Os tratamentos para queda de cabelos com remédios incluem:
Propecia. É o único tratamento oral aprovado pelo FDA (orgão americano que regula a aprovação de medicamentos) para a perda de cabelo. Propecia age sobre o hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT), sendo indicado somente para homens.
Minoxidil. O minoxidil, líquido tópico comercializado no Brasil como Regaine, foi o primeiro medicamento aprovado pelo FDA para a perda do cabelo.

Especialistas recomendam lavar constantemente a cabeça com xampu para ter um cabelo saudável. Outra opção para o tratamento da calvície é o transplante de cabelo.

Nenhum comentário: